Páginas

08 outubro, 2011

Torta della Nonna

Adoro cozinhar. Doces, salgados, tradições, inovações... Passo muito do meu tempo livre à procura de novas receitas pela internet, adoro passear pelos blogs, ser surpreendida pelas cores, cheiros e sabores. Toda esta partilha me fascina e posso dizer que o pouco que sei de culinária tenho aprendido graças a este mundo dos blogs.
Por isso andava já há muito com o bichinho em mim, e finalmente decidi-me! Tenho no entanto ainda muito para aprender (por exemplo, sobre como fotografar comida...), mas devagarinho chego lá.
E assim começo, com uma tarte deliciosa de um blog também ele delicioso - Baunilha e Caramelo.




Torta della Nonna

Massa
300 g de farinha
1 colher de chá de fermento
110 g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
2 gemas
1 ovo
110 g manteiga (usei metade manteiga metade margarina)
Raspa de meio limão de tamanho médio

Recheio
500 ml de leite meio gordo
2 ovos
140 g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
30 g de farinha
Raspa de meio limão de tamanho médio
3 colheres de sopa de pinhões (não usei)

Preparação

Para a massa
1. Colocar todos os ingredientes e amassar até obter uma massa homogénea e maleável (se a massa estiver um pouco pegajosa, adicione um pouco de farinha). Levar ao frigorífico por 30 minutos.

Para o recheio
2. Juntar o leite com a raspa de limão e levar ao lume até ferver.

3. Combinar os ovos com o açúcar, o açúcar baunilhado e a farinha. Juntar um pouco de leite quente á mistura das gemas e misturar bem. Gradualmente (e mexendo sempre com uma vara de arames), juntar a mistura das gemas ao leite quente. Levar novamente ao lume até o creme engrossar (lume brando e mexendo sempre com a vara de arames).
4. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente.

5. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma tarteira (27 cm de diâmetro) de fundo amovível com manteiga.

6. Numa superfície enfarinhada estender 2/3 da massa, até obter uma massa fininha que dê para forrar o fundo e as paredes da tarteira. Colocar a massa na forma previamente preparada. Cortar o excesso da massa, deixando cerca de 3cm em excesso.

7. Espalhar o recheio por cima da massa.

8. Estender a massa restante e cortar um círculo com 27 cm de diâmetro. Colocar a massa sobre o recheio. Dobrar o excesso de massa sobre a parte superior da tarte, de forma a selar o recheio. Distribuir os pinhões por cima (não usei).
9. Levar ao forno até a tarte ficar cozida e douradinha (cerca de 30-40 min). Retirar do forno e deixar arrefecer. Antes de servir polvilhar com açúcar em pó.



A massa da tarte é óptima de trabalhar e uma delícia. Com o recheio faz uma combinação perfeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!