Páginas

12 janeiro, 2012

Cookies com pepitas de chocolate e coco


Ficam-me quase sempre com o mesmo ar, os cookies. Posso descrevê-los, de forma simpática, como ‘rústicos’. J Mas são provavelmente aquilo que eu mais gosto de fazer na cozinha. Adoro misturar os ingredientes, não resisto a provar a massa ainda crua (então se tiverem flocos de aveia...), adoro ver as modificações que sofrem no forno (não é incomum encontrarem-me sentada em frente ao forno a assistir ao 'filme'), e adoro comê-los. J Nunca resisto a dar-lhes uma mordidela ainda quentes, mas gosto sempre mais deles depois de bem frios, normalmente no dia seguinte.

Estou sempre em busca de receitas novas e, para mim, um dos melhores blogs de bolachinhas é sem dúvida o Technicolor Kitchen, cheio de fotos e receitas deliciosas. E é de lá que vêm estes saborosos cookies, com a mistura infalível de coco e chocolate.
  


Para 45 cookies pequenos
Ligeiramente adaptado daqui.

113 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente (usei margarina Becel original)
50 g de açúcar granulado
130 g de açúcar mascavado claro (usei açúcar amarelo)
1 ovo
1 colher de chá de extrato de baunilha
210 g de farinha de trigo
¾ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de sal
150 g de coco ralado
225 g de pepitas de chocolate amargo (ou chocolate amargo cortado em pedacinhos)

Preparação

1.   Pré-aquecer o forno a 180°C. Forrar um tabuleiro de beiras baixas com papel manteiga.

2.   Num recipiente grande, bater a manteiga/margarina e os açúcares com a batedeira até obter uma mistura cremosa e clara, mas não fofa. Raspar as laterais do recipiente com uma espátula de silicone. Acrescentar o ovo e a baunilha e bater para incorporar. Raspar novamente as laterais da tigela.

3.   Noutro recipiente, misturar bem a farinha, o bicarbonato e o sal. Com a batedeira em velocidade baixa, acrescentar os ingredientes secos à mistura da manteiga e misturar só até incorporar (não bater demais). Com a espátula de silicone, incorporar o coco e as pepitas/pedacinhos de chocolate.

4.   Fazer bolinhas com 1 colher de sopa levemente cheia de massa. Colocar afastadas no tabuleiro preparado e pressionar cada bolinha levemente com a mão (usando margarina não é necessário fazer isto). Levar ao forno por 11-13 minutos ou até que dourem nas extremidades mas ainda estejam molinhos no centro.




E um a um (ou dois a dois) lá se vai esvaziando a minha caixinha de cookies. Até uma nova fornada. J

14 comentários:

  1. gosto imenso de bolachinhas e bolinhos. Estes cookies estão excelentes
    Bjs
    :)

    ResponderEliminar
  2. Esta última foto fez-me ir comer uma bolacha :)

    ResponderEliminar
  3. CHOCOLATE E COCO É UMA COMBINAÇÃO MAIS QUE PERFEITA.
    AS BOLACHAS FICARAM UM LUXO.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Ai que maravilha que devem ser !!! :D

    ResponderEliminar
  5. Devem estar uma pequena delicia. *.*

    ResponderEliminar
  6. Sou perdida por esses bolinhos, que lindos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Rita, o maior inimigo da minha dieta é decididamente as bolachas e biscoitos. Adoro e se sei que tenho no frasco não descanso enquanto não vir o fundo. Estes devem ser deliciosos. pois adoro essa combinação de ingredientes... côco e chocolate! Huummm até lhes sinto o sabor só de imaginar! :) Ficaram perfeitos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bom dia!

    Mais uma fantástica receita!

    Bjs e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  9. Rita,
    Eu tb como massa crua, que vergonha!
    Ficaram lindas lindas e com uma das minhas combinações favoritas, vão para a lista!

    bjs e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  10. Ficaram memso lindas, muitos parabéns pelo resultado! um beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Hum, que lindas ficaram Rita! Revi-me ao ler o teu primeiro parágrafo :) Também eu adoro cookies, é um ritual bem interessante e deixa-nos perfumadas. E claro que não resisto a provar a massa crua e a cookie ainda quente...
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Que bonitos! Também gosto de espreitar o Technicolor Kitchen, encontram-se por lá boas ideias, e por aqui também! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Fantásticas! Vou já experimentar a receita! :-)

    ResponderEliminar
  14. Adaptei e publiquei hoje no meu blogue. :-) Estavam ótimas!

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!