Páginas

16 outubro, 2011

Tartes individuais de maçã e canela

Tinha umas maçãs a estragar-se no cesto de fruta. Tinha uma receita à espreita para ser experimentada. Juntam-se as duas, e temos umas tartinhas perfumadas e deliciosas, prontas a receber uma dentada (ou duas, ou três…).





Para 4 unidades
Retirado do Technicolor Kitchen.

Massa
150g de farinha de trigo
1 ½ colheres de sopa de açúcar refinado
75 g de manteiga sem sal, fria e picada (usei metade manteiga, metade margarina)
1 a 1 ½ colheres de sopa de água gelada


Recheio
1 colher de sopa de manteiga sem sal, à temperatura ambiente (usei margarina)
1 maçã grande, descascada e descaroçada, cortada em cubinhos pequenos
2 ½ colheres de sopa de açúcar refinado
¼ colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de passas claras
½ colher de chá de amido de milho
½ colher de chá de água
1 gema, ligeiramente batida com 1 colher de chá de leite
Açúcar para polvilhar (usei demerara)


Preparação


1.   Para a massa: Processar a farinha, o açúcar e a manteiga até obter uma espécie de areia grossa (pode fazer com as mãos). Adicionar a água gelada aos poucos, até obter uma massa homogênea. Formar uma bola com a massa, embrulhar em filme plástico e levar ao frigorífico por 30 minutos.

2.   Para o recheio: levar a manteiga a derreter em lume médio, numa panelinha. Juntar a maçã, o açúcar, a canela e as passas e mexer até dissolver o açúcar. Cozinhar por 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até a maçã ficar macia;

3.   À parte, dissolver o amido de milho na água. Juntar ao recheio e cozinhar, mexendo, por mais um minuto. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente. Se for impaciente como eu, leve ao frigorífico.

4.   Pré-aquecer o forno a 180°C; Untar com manteiga quatro forminhas de tarte de 9 cm de diâmetro (como não tinha, usei um tabuleiro de formas de muffin grandes).

5.   Esticar a massa com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada (ou entre duas folhas de papel manteiga) até obter uma espessura de 3mm. Cortar oito círculos de 12 cm cada e forrar as forminhas com quatro destes círculos. Deixar uma bordinha fina de massa para fora de cada forminha. Dividir o recheio entre as formas e cobrir com os círculos de massa restantes. Certifique-se de fechar bem o recheio nas tartes: com o auxílio das costas de uma colher aperte bem as tampinhas de massa nas bordinhas que deixou, para “colá-las”, evitando que as tampas se desprendam das bases quando as tartes estiverem prontas;

6.   Com a ajuda de uma faca, retire os excessos de massa e faça pequenos cortes nas tampas das tartes, por onde sairá vapor. Pincele as tartes com a gema batida com o leite e polvilhe com o açúcar. Asse por 25-30 minutos ou até que dourem.


Vindas de onde vêm, só podiam ser boas. Adoro estas versões mini das sobremesas, só têm vantagens: come-se em menos quantidade e pode-se experimentar mais receitas... :-) 


Notas: Como não tinha forminhas de tarte, usei um tabuleiro de formas grandes de muffins, o que não me permitiu fazer as tartes como indicado, e acabei por ficar com as tais ‘tampinhas’ quase soltas da base (digamos que ficaram com um aspecto mais 'rústico' que as originais). Mas de sabor ficaram óptimas!

1 comentário:

  1. Que aspecto delicioso ;)

    Adoro tartes e pequenas empadas! Tenho de experimentar..

    Bons cozinhados*

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!