Páginas

22 novembro, 2011

Arroz de frango no forno


Já há algum tempo que não comíamos um arrozinho tão saboroso. E de facto, usar um frango do campo, caseirinho, faz toda a diferença. Vamos ficando tão habituados aos paladares industrializados que nos esquecemos de quão melhores são as comidas feitas com ingredientes caseiros.

Este arroz ficou muito aromático e cheio de sabores. Comemos que nos deliciamos! J


  

Para 4 pessoas
Adaptada daqui.

½ frango do campo
1 caldo de galinha (usei Knorr natura)
1 cenoura grande, cortada em quatro
2 cebolas, uma inteira, outra picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite
200 g de arroz carolino
1 rodela de chouriço de carne, picada
1 ramo de salsa
1 folha de louro
100 g de ervilhas


Preparação

1.    Limpar o frango e colocá-lo a cozer em 1,5 L de água com o cubo de caldo, a cebola inteira descascada, a cenoura e as ervilhas. Cozer durante cerca de 1 hora, até que fique tenro (depende do frango).

2.    Depois de cozido, coar o caldo, reservando. Desfiar o frango em pedaços grandinhos. Cortar a cenoura em pedacinhos.

3.    Pré-aquecer o forno a 200 ºC. Colocar o tabuleiro que será usado para o arroz no forno a aquecer.

4.    Num tacho, levar o azeite ao lume, adicionar a cebola, o alho e o chouriço picados, a folha de louro e o ramo de salsa e deixar amolecer. Adicionar ½ copo do caldo da cozedura do frango e deixar “ressuar” por um minuto.

5.    Adicionar o caldo de cozedura num volume correspondente a 3 vezes a quantidade de arroz, o frango, a cenoura e as ervilhas. Deixar levantar fervura, acertar o sal, adicionar o arroz e mexer.

6.    Quando levantar novamente fervura, transferir, com cuidado, para o tabuleiro pré-aquecido. Levar ao forno por 20-30 minutos, até o arroz estar cozido e o líquido evaporar. Servir imediatamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!