Páginas

27 novembro, 2011

Caçarola vegetariana com dumplings de ervas


Sabem quando se está a cozinhar algo novo, se vai a meio e se tem aquela sensação –‘isto vai correr mal, ninguém vai conseguir comer esta coisa’. E essa dúvida mantém-se até levarem o prato à mesa, provarem e pensarem “ah, afinal não está nada mal”, seguido de “hum, isto até é muito bom”. Com a opinião confirmada pelos restantes provadores, aqui fica uma sugestão diferente para uma refeição vegetariana. Para a próxima, irei apenas trocar o tipo de cogumelos que usei, porque os pleurotos são mais apreciados cá em casa.



Para 6 pessoas
Adaptada daqui.
 
Dumplings
100 g de farinha com fermento
50 g de manteiga à temperatura ambiente, cortada em pedaços
50 g de queijo cheddar maduro, ralado
3 colheres de sopa de salsa picada

Caçarola
3 colheres de sopa de azeite
4 cebolas doces pequenas cortadas em quartos
250 g de batatas novas pequenas, cortadas ao meio
3 dentes de alho descascados, cortados ao meio longitudinalmente
200 g de cenouras descascadas, cortadas em pedaços
500 g de alho francês
600 ml de caldo de legumes a ferver
300 g de vinho branco
Uma pitada de açúcar mascavado
½ colher de chá de molho de soja leve
200 g de feijão verde, cortado ao meio
250 g de cogumelos (usei tipo Paris, mas aconselho pleurotos)
200 g de curgete cortada em tiras
2 colheres chá de amido de milho
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinho picado
 

Preparação

1.   Para fazer os dumplings, esfregar a farinha com a manteiga até se assemelhar a migalhas de pão. Adicionar e misturar o queijo, a salsa, sal e pimenta e colocar de parte.

2.   Aquecer o azeite numa caçarola grande, sob lume alto. Adicionar as chalotas e fritar por 2-3 min, até começarem a amolecer e ficarem douradas em partes. Ainda em lume alto, adicionar as batatas e esperar pelo mesmo efeito, cerca de 5-7 min, mexendo com uma colher de pau e agitando a caçarola de vez em quando.

3.   Adicionar o alho, cenouras e o funcho, deixando uns 2 minutos entre cada para que possam libertar os seus sabores. Adicionar o caldo de legumes e a maior parte do vinho, o açúcar e o molho de soja e deixar ferver, tapado, por 10 min.

4.   Adicionar 2 colheres de sopa de água à mistura de dumplings até formar uma massa macia. Dividir a massa em 20-25 pedaços e formar bolinhas do tamanho de tomates cereja.

5.   Adicionar o feijão-verde à caçarola e deixar ferver 5 min. Adicionar os cogumelos e as curgetes.

6.   Dissolver a farinha de milho no resto do vinho e adicionar à caçarola, mexendo. Deixar ferver, mexer bem e adicionar cuidadosamente os dumplings. Cobrir a caçarola com a tampa e ferver gentilmente por cerca de 15-25 min, até os dumplings virem acima, o guisado estiver espesso e os vegetais deliciosamente tenros. Corrigir os temperos.

7.   Misturar as ervas e polvilhar sobre a caçarola.


Uma receita pouco fotogénica, mas a mistura de sabores desta caçarola é realmente muito boa, e os dumplings dão-lhe um toque especial.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!