Páginas

13 novembro, 2011

Bacalhau no pão


Ao ver a reacção do meu pai a uma receita semelhante a esta na capa da revista Pingo Doce de Novembro-Dezembro, fiquei logo decidida a experimentá-la neste fim-de-semana. Os meus pais estão sempre prontos para as minhas experiências culinárias e raramente me pedem que faça algo para eles. Por isso quando vejo que lhes está a apetecer alguma receita em especial, gosto logo de lhes fazer a vontade.

E ainda bem que assim o fiz desta vez. Já tinha visto receitas semelhantes na blogosfera, mas confesso que não estava à espera que o resultado fosse tão bom! Comemos que nos deliciamos! A côdea do pão fica crocante com a ida ao forno e faz uma parelha maravilha com as migas cremosas que o recheiam. Hummm... J




Para 3 pessoas
2 postas de bacalhau
1 cebola grande em fatias finas
1 dente de alho em fatias finas
1/4 pimento vermelho em pedacinhos
2 colheres de sopa de azeite
1 (400 g) pão de mistura, rústico, de mafra...
200 g de couve portuguesa (já sem os talos)
2 colheres de chá de pimentão doce
2 colheres de chá de coentros em pó
Sal q.b.


Preparação

1.   Demolhar o bacalhau de véspera.

2.   Cozer as postas de bacalhau em água. Retirar do lume e reservar a água. Limpar o bacalhau de espinhas e peles, desfazendo-o em lascas.

3.   Lavar a couve, cortá-la em pedaços e levar a cozer na água reservada do bacalhau durante 10-15 minutos. Escorrer a couve, reservando a água da cozedura.

4.   Abra uma tampa na parte de cima do pão e escave-o, retirando todo o miolo do interior e reservando-o. Ao miolo adicione um pouco da água quente da cozedura do bacalhau e da couve, apenas para o amolecer ligeiramente.

5.    Aqueça o azeite num tacho, adicione as fatias de alho e cebola e o pimento e deixe amolecer em lume brando. Adicione o pimentão-doce, os coentros, o bacalhau e a couve cozida, envolvendo durante uns minutos.

6.   Junte o miolo do pão e envolva bem. Mexendo sempre, adicione água de cozedura do bacalhau e couve na quantidade necessária para obter umas migas com consistência a gosto.

7.   Recheie o pão com as migas, coloque a tampa e leve a forno pré-aquecido a 200 oC, durante 10 min. Sirva de seguida.





A côdea de pão foi usada como colher para o recheio. J Foi ver quem mais repetia!


1 comentário:

  1. Excelente blogue parabéns! Boas receitas, boas fotos, muitos doces e muitas receitas de bacalhau como eu gosto. Parabéns!

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!