Páginas

12 novembro, 2011

‘Shepherd’s Pie’ vegetariana de lentilhas e cogumelos


É comum associarmos comida vegetariano a algo sem sabor, que não dá ‘sustento’, ou a ingredientes 'estranhos' (tofu, soja). No entanto, há tantas possibilidades deliciosas no mundo vegetariano. Cá por casa não somos vegetarianos, mas somos cada vez mais fãs deste tipo de refeições. Esta espécie de empadão vegetariano que aqui apresento foi aprovadíssima! O recheio perfumado e delicioso (com as lentilhas tenrinhas, tenrinhas) combina na perfeição com o puré leve e macio. Uma comida reconfortante, perfeita para estes dias frios e chuvosos.


  
Para 4 pessoas
Adaptado daqui e daqui.

Recheio
1 colher de sopa rasa de manteiga
2 cebolas picada finamente
2 cenouras médias cortadas em cubinhos
1 dente de alho picado
125 g de cogumelos pleurotos (ou outros a gosto) em pedaços
1 folha de louro
1 colher de chá de tomilho fresco
125 g de lentilhas castanhas ou verdes secas, demolhadas pelo menos 2 horas (de preferência durante a noite)*
50 g de ervilhas congeladas, descongeladas
400-500 ml de caldo de legumes
20 ml de vinho tinto (opcional)
1 colher de sopa de concentrado de tomate
Sal

Puré de batata e couve-flor
500 g de batatas em cubos
400 g de couve-flor em floretes
1-2 colheres de sopa de manteiga
2-4 colheres de sopa de leite morno
Sal
1-2 colheres de sopa de queijo ralado


Preparação

Recheio

1.   Derreter a manteiga num tacho. Adicionar a cebola e alho picados e a cenoura em cubinhos e deixar em lume brando durante uns 15 minutos, até amolecerem e dourarem.

2.   Aumentar o lume, adicionar os cogumelos e saltear durante 4 minutos.

3.   Adicionar a folha de louro e tomilho, as lentilhas escorridas, as ervilhas, o caldo de legumes e o vinho (caso use). Assim que começar a ferver reduza o lume para que fervilhe durante 40-50 min, até as lentilhas ficarem tenras. Temperar a gosto.

4.   Quando as lentilhas estiverem tenras, retirar do lume e adicionar o concentrado de tomate, mexendo bem.


Puré de batata e couve-flor

5.   Enquanto as lentilhas cozem, levar os cubos de batata e os floretes de couve-flor ao lume em água com sal e deixar ferver durante 15 minutos.

6.   Escorrer bem, colocar de novo na panela e desfazer em puré**. Levar de novo a lume brando, adicionar a manteiga e bater bem com uma colher de pau. Adicionar o leite morno, batendo bem com a colher de pau, até obter a consistência desejada (neste caso prefiro um puré mais consistente). Corrigir os temperos.

7.   Num tabuleiro de forno espalhar o recheio das lentilhas. Cobrir com o puré e polvilhar com queijo ralado. Levar a forno quente (190 oC) durante 30 minutos, até dourar.




* Não é essencial demolhar as lentilhas, mas a cozedura é mais rápida se o fizer. Caso prefira usar lentilhas em lata, prepare o recheio como indicado, mas reduza o tempo de cozedura após adição das lentilhas para 10 minutos.

** Como não tenho passe-vite ou esmagador de batatas, costumo usar a batedeira para fazer puré. Resulta num puré de textura leve e nada ‘elástica’ ou pegajosa, como acontece quando se usa a varinha mágica.

1 comentário:

  1. Adoro estas pies fumegantes, com cheiro a Inverno! :)
    Ficou com um aspecto delicioso.
    :) Bjs

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!