Páginas

13 dezembro, 2011

Cookies trufados


Estes cookies tinham-me ficado no olho há já algum tempo. Com a caixinha de biscoitos cá de casa vazia, foi desta que me resolvi a fazê-los. E ainda bem! Ficam lindos e deliciosos. O exterior é ligeiramente crocante e o interior macio, e têm um toque de sal que realça o sabor a chocolate e os torna viciantes!



Para 40 cookies
Retirado daqui.

200 g de açúcar
200 g de farinha de trigo com fermento
6 colheres de sopa de cacau em pó
50 g de manteiga picada (usei Becel original)
2 ovos levemente batidos
1 colher de chá de essência de baunilha
¼ colher de chá de sal
Açúcar em pó peneirado para enrolar e polvilhar


Preparação

1.      Num processador, ou usando a ponta dos dedos, misturar o açúcar, a farinha de trigo, o cacau, o sal e a manteiga.

2.     Juntar os ovos e a essência de baunilha e misturar com a batedeira, até incorporar bem. Com as mãos formar uma bola de massa. Levar ao frigorífico por um mínimo de 30 minutos.

3.      Pré-aquecer o forno a 180°C. Forrar um tabuleiro grande com papel vegetal.

4.      Formar 40 bolinhas do tamanho aproximado de uma noz, passar pelo açúcar em pó e colocar no tabuleiro, deixando algum espaço entre elas.

5.      Levar ao forno por 10-12 minutos, ou até que fiquem firmes. Desenforme e deixe arrefecer numa rede.




Fáceis de fazer, bonitos e saborosos: são ideais para oferecer e acho que combinam muito bem com esta quadra natalícia.

Já agora, gostava de agradecer a todas(os) pelas visitas e pelos comentários tão simpáticos que me têm deixado. Muito obrigada! Tem sido também muito bom conhecer todos os vossos cantinhos. J

9 comentários:

  1. Ficaram lindos e aqui em casa desaparecem num instantinho hehehe (não há lata que resista aos meus gulosos)

    beijokas!

    ResponderEliminar
  2. Boa receita! Gostei muito ;) Vou ter que fazer!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Rita, adorei a receita! Ficam tão bonitinhos :) E eu que sou uma viciada em chocolate (como já deves ter reparado) não vou deixar escapar esta receita! As fotos estão lindas, parabéns.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Rita,
    Penso que ainda n conhecia o teu espaço, e que bonito é o teu blogue, as fotografias são por si só já uma delicia!
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário tão simpático que me deixaste.

    até breve!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo lindo e saboroso blog,

    especialmente esses cookies me chamaram a atenção,

    divinos!

    Um abraço,
    Renata Boechat

    ResponderEliminar
  6. Olá, vim cá dar através do blog http://asementasladecasa.blogspot.com/2012/01/biscoitos-rusticos.html
    que fez estes deliciosos cookies.
    Eu também já os fiz, e já coloquei no blog e adorei, e também retirei a ideia do mesmo sitio que tu.Como gostei do que aqui vi, já me tornei seguidora para ficar a par das novidades.
    beijnhos

    ResponderEliminar
  7. Olá, parabéns pelo blog!
    Fiz estas bolachinhas, já andava com a receita debaixo de olho há algum tempo. Como foi a primeira vez que as fiz, ao fim dos 10 minutos de forno pareceram-me um pouco moles e (erro de principante!) deixei-as ficar mais 5 minutos... Resultado: depois de frias tornaram-se biscoitos :D
    No entanto fiacaram muito saborosas e docinhas, mergulhadas em leite frio são aquela "recompensa" ideal para dias em que nada nos parece animar. Já tenho nova fornada a sair, desta feita respeitando escrupulosamente os tempos indicados. Mais uma vez obrigada e tudo de bom!

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!