Páginas

23 janeiro, 2012

Crumble de maçã e figos secos com vinho do Porto


Sem dúvida que os crumbles se tornaram numa das minhas sobremesas preferidas. Adoro a simplicidade e versatilidade deles, mas sobretudo o sabor. O crocante do crumble a contrastar com a maciez da fruta fazem para mim uma combinação perfeita. Neste juntei às tradicionais maçãs uns figos secos docinhos, que com um belo golpe de vinho do Porto originaram um crumble simples mas delicioso. J
 


Para 4-6 pessoas

Recheio
800 g de maçãs (duas Golden e duas Reineta)
100 g de figos secos (cerca de 4 figos secos Turcos)
1 colher de sobremesa de manteiga/margarina
40 g de açúcar amarelo
½ colher de chá de canela
50 ml de vinho do Porto
1 colher de chá de extrato de baunilha

Crumble
100 g de farinha
½ colher de chá de fermento
40 g de açúcar
80 g de açúcar amarelo
50 g de manteiga/margarina

Preparação

1.   Descascar as maçãs, retirar o caroço e cortar em pedaços pequenos. Lavar os figos secos e cortar em pedaços (não muito pequenos).

2.   Pré-aquecer o forno a 180 ºC.

3.   Num tachinho, derreter a colher de sobremesa de manteiga/margarina, adicionar as maçãs, os figos, o açúcar e a canela, envolver e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 5 minutos. Adicionar o vinho do Porto e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até as maçãs ficarem amolecidas, mas não totalmente cozidas. Retirar do lume e adicionar o extrato de baunilha, mexendo para envolver.

4.   Preparar o crumble: misturar a farinha, o fermento e os açúcares. Adicionar a manteiga/margarina e incorporar com as mãos, até obter uma massa granulosa.

5.   Num recipiente de ir ao forno colocar a mistura da maçã e figos e por cima distribuir o crumble (gosto de formar uma espécie de bola com a massa do crumble desfazê-la em pedaços quando distribuo sobre o recheio). Levar ao forno por 25-30 minutos, até o topo estar douradinho.



Servir quente acompanhado com uma bola de gelado ou, como nós preferimos, morno e simples.

11 comentários:

  1. Olá Rita.
    Aprecio imenso crumbles. As tuas fotos fizeram-me crescer água na boca, especialmente a do pormenor da colher.Maçãs e figos são uma combinação muito deliciosa.Gostei muito.
    Bj
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita, o teu crumble está com um aspeto super apetitoso. Eu adoro crumble de maçã e por incrivel que pareça ainda não tenho nenhuma receita no meu blog. Um dia destes tenho de fazer, gosto dele morno com ou sem bola de gelado :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ADORO CRUMBLES E GSOTEI DA COMBINAÇÃO DESSE FICOU MESMO UMA DELICIA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Também adoro crumbles, pela sua versatilidade e pela profusão de sabores. E neste, que está com um aspecto delicioso, só ficou a faltar trocar os figos turcos por figos pingo de mel :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, e como eu gosto dos nossos figuinhos pingo de mel! Mas desta vez só tinha turcos, por isso lá foram eles para o meio. Mas levaram com um vinho do Porto em cima para verem o que Portugal tem de bom. :)

      Eliminar
  5. Deve ser tão bom esse crumble! Anotada!

    ResponderEliminar
  6. Deve ser uma delicia, nunca experimentei fazer....bjokitas

    ResponderEliminar
  7. Parece de facto uma delícia Rita! O crumble também já entrou para a minha lista das sobremesas favoritas, pela sua versatilidade, por ser fácil e pelas texturas. Adoro morninho com uma bola de gelado de baunilha :) Gostei imenso de teres usado figos secos (eu adoro!!) e o nosso vinho do porto. Delicioso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Eh pá ando ó tempo pra fazer um crumble acreditas?.. Tenho mesmo de me dispor, fica com um aspecto mesmo apetecivel :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  9. Vim aqui parar numa pesquisa e saio daqui com água na boca!!

    ResponderEliminar
  10. Posso substituir os figos secos por figos frescos pingo de mel (sem casca)?

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!