Páginas

28 maio, 2012

Paella de frango e camarão


Não sei do que estava à espera quando fiz esta paella. Nunca tinha provado uma verdadeira paella (nem falsa :P), desconhecia o sabor do açafrão, mas as cores vivas deste prato e a sua boa fama atraíam-me para a experimentar. Não sei como é a verdadeira paella, se apenas com frango (ou coelho como na versão original desta receita), se apenas com camarão, ou com uma mistura, mas o que é certo é que esta ficou realmente deliciosa. Fiquei rendida!     


  
Para 6-8 pessoas
Ligeiramente adaptada daqui.

3 chávenas de arroz bomba ou risotto
8 chávenas de caldo de galinha
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 pimento vermelho grande, picado
300 g de ervilhas
4 tomates picados
113 g de concentrado de tomate
15 camarões grandes
1 – 1 ½ kg de frango
2 fatias finas de chouriço de carne
½ chávena de salsa fresca
2-3 colheres de sopa de tomilho fresco
½ colher de sopa de paprika
1 colher de chá de açafrão
Limão em quartos para servir
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
 

Preparação
 
1.    Cortar o frango em pedaços pequenos e salgar ligeiramente. Tirar a casca ao camarão deixando apenas a cauda e salgar.

2.    Aquecer o caldo de galinha, mantendo-o quente, mas sem ferver, enquanto cozinha.

3.    Cobrir o fundo da paellera/frigideira com azeite. Aquecer e dourar o chouriço em lume alto por 1-2 minutos (não cozinhar totalmente, apenas dourar). Reservar. Dourar o frango por 2-3 minutos (não cozinhar totalmente). Reservar. Dourar o alho, cebola e pimento vermelho, até amolecerem, adicionando os tomates pouco antes da mistura estar terminada.

4.    Deslocar os vegetais para um lado da frigideira e no outro lado adicionar o concentrado de tomate. Deixar caramelizar, mexendo até que comece a soltar-se (cerca de 1-2 minutos em lume alto).

5.    Misturar todos os vegetais e carnes com o concentrado de tomate, adicionando também a paprika, salsa e tomilho.
 
6.    Adicionar o arroz e o açafrão, misturando e mexendo conforme o arroz ganha cor (1-1 ½ min). Quando o arroz estiver ligeiramente translúcido, adicionar caldo de galinha suficiente para cobrir toda a mistura. Deixar levantar fervura e baixar para lume médio, mantendo numa fervura constante.

7.    Durante os primeiros 5-10 minutos, mexer algumas vezes, adicionando caldo sempre que necessário para manter o arroz todo coberto.

8.    Após este tempo, não mexer mais. Deixar cozer mais 10-20 minutos, adicionando caldo aos poucos para manter o arroz submergido até o arroz da parte de cima ficar al dente. (Não preocupar se o arroz queimar em baixo, é suposto ser assim.)

9.    Quando faltarem cerca de 8 minutos para o final da cozedura, colocar o camarão por cima, virando após 2-4 minutos para cozinhar do outro lado.

10. Retirar a paella do calor e cobrir. Deixar repousar por 15-20 minutos, sem retirar a tampa!

11. Servir com os quartos de limão.



Desculpem a minha ausência nos vossos cantinhos, mas o tempo tem sido escasso para todo o trabalho que tenho de despachar. Mas hoje fiz questão de vir aqui deixar-vos esta sugestão que realmente me conquistou. Dizem que de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos, mas boas paellas vêm de certeza. J

Uma boa semana!

14 comentários:

  1. Tão bom aspecto tem esta paella, adoro.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Muito bom aspecto, as cores são magnificas.
    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Ai se podessemos comer ir ao pequeno almoço :p tem óptimo aspecto!
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Com camarão deve fixar óptima decertezinha!Bom aspecto!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Tem óptimo aspecto! A experimentar!
    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  6. Está linda Rita! Fica bastante parecida com a que o meu pai faz :)
    Ele é que é o especialista em paellas. E as que comi em Espanha não achei nada de especial.
    Mas a olhar para a tua até fiquei com vontade de experimentar fazer uma sozinha!
    Um beijinho linda.

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita, tudo bem?
    Espero que sim, que tudo esteja a correr bem. E a falta de tempo é comum, também ando assim...mas é sempre bom vir aqui e "comer com os olhos" as tuas deliciosas sugestões :)

    Também nunca fiz paella, nem da verdadeira, nem da outra eheh, mas já provei açafrão. No outro dia fiz um arroz de legumes com ele e ficou muito bom :)

    A tua paella ficou com um aspecto autenticamente delicioso! Para uma primeira vez, estás de parabéns :)Gostei muito e só de ver a imagem quase consegui imaginar o sabor...
    Beijinho grande e força, que tudo corra bem. Bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  8. Bem há uns dias que não te via :) eu diria que a paella é um arroz à valenciana que comi em todas as cantinas por onde passei. O açafrão há muito que faz parte da minha cozinha e não abdico dele, perfuma e dá cor :) boa semana

    ResponderEliminar
  9. Eu já provei verdadeiras, falsas, versoes minhas e sei lá mais o que! ADORO paella, tanto como adoro a Espanha.. e digo-te já que pelo aspecto das fotos a tua paella está uma maravilha! beijos

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto mais de Paella na versão que fizeste Rita: com frango! Adoro. O arroz soltinho, com o sabor do acafrão e do camarão.. quem resiste a um pratinho destes?! :) Beijinho, Tania.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Rita! Obg pelos simpáticos comentários no meu blogue :) O meu pai é que é o verdadeiro apreciador de paellas, até chegou ao cúmulo de comprar uma frigideira enorme,larga e funda, própria para este prato, só para dar largas à imaginação e fazer as mais variadas paellas. Não que nos importássemos muito!! Penso que a paella original leva a mistura dos dois (frango/camarão). E ameijoas :)

    ResponderEliminar
  12. olá rita,
    a tua paella tem tão bom aspecto, só pode ser uma maravilha.

    ResponderEliminar
  13. Hmm, que bom! Ando para experimentar fazer paella há algum tempo, e esta receita é optima para tentar. Já sei onde vir ;)
    Beijinho, Tânia.

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!