Páginas

30 dezembro, 2011

Arroz doce e um Novo Ano


Arroz doce nunca foi uma das minhas sobremesas preferidas. Para ser mesmo sincera, era um dos doces (junto com o leite creme) que eu detestava ao ponto de nem o cheiro suportar. Como a minha mãe também não era grande fã, tornou-se um doce caído no esquecimento cá por casa, para tristeza do meu pai.

Mas o Natal é época de doces tradicionais: de rabanadas e filhós, de bolo-rei e pão-de-ló, de mexidos e aletria. E este ano foi também de arroz doce, preparado lentamente e com carinho, amarelinho dos ovos caseiros oferecidos por uma amiga, e tão delicioso e cremoso que me converteu em fã.



Para 4-6 pessoas
Adaptado daqui.

100 g de arroz carolino
325 ml de água
1 pitada de sal
525 ml de leite
1 pau de canela
Casca de ½ limão
100 g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
2 gemas
Canela em pó para polvilhar

Preparação

1.   Levar o arroz ao lume com a água e uma pitada de sal. Deixar levantar fervura, baixar o lume para o mínimo e deixar cozer até a água desaparecer.

2.   Entretanto, aquecer o leite com a casca de limão e o pau de canela. Mantê-lo quente durante todo o processo, mantendo-o em lume brando ou ligando o lume de vez em quando para que não arrefeça.

3.   Quando o arroz estiver cozido (a água tiver evaporado por completo), adicionar um pouco de leite, mexendo o arroz constantemente, até que tenha sido incorporado. Adicionar mais um pouco de leite e continuar a mexer até incorporar. Repetir até esgotar todo o leite, adicionando-se sempre aos pouquinhos, mantendo o lume o mais brando possível, e mexendo sempre. É isto que irá permitir obter um arroz muito cremoso.

4.   Na última adição de leite, juntar o açúcar e açúcar baunilhado e mexer sempre, para incorporar. Provar para verificar a doçura, acrescentando mais açúcar se achar necessário.

5.   Quando o açúcar estiver bem incorporado, retirar do lume. Deitar um pouco da mistura do arroz doce nas duas gemas e bater ligeiramente. Adicionar agora lentamente a mistura das gemas ao arroz doce, mexendo rapidamente.

6.   Levar de novo ao lume (sempre brando) durante uns 2-3 minutos, para cozer as gemas, mexendo sempre e sem deixar ferver.

7.   Retirar do lume e deitar o arroz-doce nos recipientes para servir. Deixar arrefecer e servir polvilhado com canela em pó.




E com uma colher cheia de doçura recebo 2012, abro-lhe a minha porta e acarinho-o. E espero que a felicidade com que se enche seja suficiente para distribuir por todo esse mundo fora. Um Feliz 2012!

6 comentários:

  1. Rita, espero sinceramente que os teus votos se realizem. Se assim for será um ano bom para toa a gente! :)

    Feliz ano novo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei.. pois adoro arroz doce, e o teu ficou mesmo como eu gosto.. muito cremoso! Um bom ano para ti! beijos

    ResponderEliminar
  3. reste arroz doce está com um aspecto fabuloso.
    Feliz 2012
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. A foto da colherada está perfeita, mostra toda a cremosidade do doce :) Eu adoro arroz doce, que aprendi a fazer com a minha avó, e nesta altura do ano não pode faltar cá em casa.
    Desejo um bom ano, com sonhos realizados e muita saúde e alegria.

    ResponderEliminar
  5. GOSTO MUITO DO ARROZ DOCE DA MINHA MâE , O MEU NÃO FICA TÃO BOM.
    GOSTEI DO ASPECTO DO TEU.
    BOM ANO
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Esta receita dá quantas taças de arroz doce?:)
    Ficou um aspeto maravilhoso:)

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!