Páginas

10 dezembro, 2011

Pudim de ovos


O tradicional pudim de ovos é uma sobremesa simples mas deliciosa. Quase todos conhecem a receita, mas acho que vale a pena deixá-la aqui publicada para alguém que, como eu, não a tenha e deseje experimentar.



Para um pudim pequeno (6 pessoas)

6 ovos médios (cerca de 300 g)
225-250 g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado (ou extrato de baunilha)
300 ml de leite
1 casca de limão
1 colher de sopa de amido de milho (Maizena) (opcional)

Caramelo
100 g de açúcar
1 colher de sopa de água


Preparação

1.   Preparar o caramelo: num tachinho ou na própria forma de pudim, misturar o açúcar com a água. Levar a lume médio-brando, sem mexer, até caramelizar a gosto. Espalhar o caramelo pela forma de pudim.

2.   Levar o leite ao lume com a casca de limão e aquecer apenas até ficar morno. Dissolver o amido de milho numa colher de sopa de leite. Reservar.

3.   Bater bem os ovos com o açúcar. Adicionar o leite morno (sem a casca de limão) e a mistura de amido de milho e bater bem.

4.   Verter para a forma de pudim previamente caramelizada e fechar.

5.   Para cozer no fogão: colocar a forma dentro de uma panela com água até metade da altura da forma e deixar cozer cerca de 1 h após levantar fervura (30 min se for uma panela de pressão). Verificar a cozedura com um palito.

6.   Para cozer no forno: Pré-aquecer o forno entre 180-200 ºC. Colocar a forma num tabuleiro ou panela de ir ao forno, com água quente até metade da altura da forma. Deixar cozer por 1h30 (verificar a cozedura com um palito).



Não sei se vos acontece o mesmo, mas quando cozo o pudim no fogão ele tem tendência a abater durante o arrefecimento (isto e o facto de ter usado uma forma grande resultaram no pudim baixinho, mas não menos delicioso, que veem na foto).J á quando o cozo no forno ele não abate fica com uma textura um pouco mais densa, que eu pessoalmente prefiro.

2 comentários:

  1. Ficou lindo esse pudim! Lembrou-me o pudim de ovos da minha mãe, há imenso tempo que não o como e adoro. Eu pessoalmente só conheço a experiência de cozer no fogão, mas para uma próxima oportunidade irei cozer no forno a ver se noto diferença.
    Um beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito o pudim...por acaso nunca baixou o pudim no fim de cozido...e cozo sempre na panela de pressão...muito sucesso no blogue...bjs

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!