Páginas

10 janeiro, 2012

Estufado vegetariano de legumes e feijão


Dias luminosos deixam-me feliz. Gosto do sol e do frio. Dias assim fazem-me sentir que é possível conquistar todos os desafios que vão aparecendo, e tudo parece mais simples. J 
Nestes dias frios, e na falta de uma lareira, procuro o calor à volta da mesa e dos tachos. Pratos quentes, saudáveis, cheios de cor e sabor. Variando de acordo com o que vou tendo na despensa, o estufado da Gasparzinha nunca deixa de nos encher o estômago e a alma. Tão simples e tão bom! Aqui deixo-vos as indicações para as versões que mais gostei.




Para 2 pessoas
Adaptado daqui.

1 cebola pequena
1 dente de alho
1 rodela fininha de gengibre
Azeite
Sal e pimenta
½ brócolo
1 cenoura grande
½ curgete pequena
1/3 de couve lombarda (ou repolho)
1 lata de 400g de tomate
50 g de lentilhas castanhas (ou favas sem casca)
100 ml de água
½ frasco de feijão manteiga cozido, escorrido

Preparação:


1.    Cortar a couve em juliana, a cenoura em rodelas finas, a curgete em meias luas e separe os floretes dos brócolos. Descascar e ralar o gengibre.

2.    Refogar levemente no azeite a cebola e os alhos picados com o gengibre, até a cebola ficar macia. Juntar a couve, a cenoura, os brócolos e a curgete. Saltear por 5 minutos.

3.    Adicionar o tomate e molho da lata, as lentilhas (ou favas descascadas), a água e os temperos, com exceção do sal, e cozinhar por 40 minutos em lume brando. Acrescentar o feijão e o sal e deixar mais uns 5-10 minutos ao lume.




Pode acompanhar com arroz branco ou com uma fatia de pão caseiro, que é como mais apreciamos por estas bandas. J

9 comentários:

  1. Rita, também sou como tu adoro dias luminosos dão-me energia e ando mais contente. É engraçado como o tempo interfere com o nosso bem estar. Por aqui temos tido dias desses,lindos, nem parece inverno.
    Gostei do teu estufado ficou muito parecido com uma sopa que acabei de comer feita pelo marido, mas com o meu toque ;). Essas sopas são muito aconchegantes no inverno e de vez em quando faço.
    Assim em gratinado deve ser igualmente delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro estufados de vegetais, são tão reconfortantes! As cores, os aromas, os paladares, hm, um despertar dos sentidos. E digo com toda a certeza de quem se senta muitas vezes ao calor da lareira: o estufado não fica nada atrás da sensação e conforto de um recuperador de calor :p

    ResponderEliminar
  3. Bem saudável como eu gosto, adorei a receita! beijos

    ResponderEliminar
  4. É uma daquelas receitas que nos aqueçem a alma e o coração :) *

    ResponderEliminar
  5. Rita, o teu post fez-me sorrir :) Também eu adoro estes dias de sol e frio, as caminhadas a sentir o frio no nariz e o calor do fogão enquanto cozinho. Comida de aconchego. Também gosto muito de estufados de vegetais. Cá em casa faço imensas vezes nesta altura do ano, e sabe tão bem com pão!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!