Páginas

06 janeiro, 2012

Rabanadas no forno: leite e vinho


Sinto sempre um certo vazio após o Natal. É a minha época preferida do ano e quando termina sinto-me sempre um pouco perdida. Mas rapidamente me animo e inicio o novo ano sempre cheia de optimismo e vontade!
Mas como ainda tenho a árvore enfeitada na sala e é dia de Reis, acho que um docinho natalício não fica nada mal. Além disso, rabanadas sabem bem o ano inteiro. J
Estas não são fritas. Foram a minha terceira tentativa de rabanadas no forno e finalmente obtive um resultado que me satisfez: cor bonita e sabor e textura idênticos às fritas. De facto, o principal problema das rabanadas no forno é que podem ficar demasiado secas, mas estas ficaram tão molhadinhas e deliciosas como as originais.
E aqui deixo duas versões, com leite e com vinho. Se me dessem a escolher… comia uma de cada. Ou duas. J



Rabanadas de leite
½ cacete de pão com pelo menos 2 dias
550 ml de leite
80 g de açúcar
1 colher de sopa (20 g) de mel
1 pau de canela
2 ovos grandes

Rabanadas de vinho
½ cacete de pão com pelo menos 2 dias
350 ml de vinho tinto
200 ml de água
120 g de açúcar
1 colher de sopa (20 g) de mel
1 pau de canela
2 ovos grandes

Canela em pó para polvilhar

Calda de vinho do Porto
2 colheres de sopa de açúcar
2 colher de sopa de vinho do Porto
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de extrato de baunilha
 

Preparação

1.   Cortar o cacete em fatias com a espessura de 1 dedo gordo.

2.   Untar muito bem um tabuleiro de forno com manteiga ou, preferencialmente, usar papel vegetal (as rabanadas colam-se muito ao tabuleiro). Para que fiquem com uma cor mais douradinha, usar um tabuleiro escuro, que retenha mais o calor.

3.   Num prato, bater bem os ovos e reservar.

4.   Aquecer o leite ou vinho com o açúcar, mel e pau de canela. Pré-aquecer o forno a 200 ºC.

5.   Colocar duas fatias de pão num prato fundo e verter o leite/vinho quente sobre o pão. Deixar embeber muito bem, porque as rabanadas no forno têm tendência a secar. Se neste passo as deixar ficar bem embebidas no leite ou vinho, irá obter rabanadas bem molhadinhas, idênticas às fritas.

6.   Com uma escumadeira, retirar as fatias de pão do leite/vinho e passá-las pelo ovo (como as fatias vão estar bem molhadas no leite/vinho, ter cuidado para que não se desfaçam ao manusear). Colocá-las no tabuleiro untado/forrado.

7.   Repetir o processo com todas as rabanadas (ou as que caibam no tabuleiro J) e levar ao forno durante aproximadamente 20 minutos, virando as rabanadas a meio tempo.

8.   Entretanto, pode preparar uma pequena calda de vinho do Porto, levando ao lume todos os ingredientes e deixando ferver durante uns 3 minutos.

9.   Quando as rabanadas estiverem prontas, pode simplesmente polvilhá-las com açúcar e canela, ou polvilhá-las com canela e verter um pouco de calda sobre elas.
 

Como as rabanadas ficam muito húmidas, nem precisam de calda, basta o açúcar e a canela. Mas esta caldinha é tão saborosa que um bocadinho em cada rabanada fica sempre bem. J

5 comentários:

  1. Adorei a sugestão. Ando há tempos para experimentar rabanadas de forno e as tuas indicações são preciosas. Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que belas rabanada ficaram lindas, e bem saudáveis...bjiokitas

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, qualquer altura do ano é boa para comer rabanadas! E de forno ainda melhor :) (eu fujo um bocado dos fritos!) Que rica ideia me deste, vou guardar a tu receita. E sim, eu também comia uma (ou duas) de cada!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Ai Ritinha, mas que preciosidade tens tu aqui... rabanadas sem serem fritas?! Li bem?! Estás a brincar, certo!?
    Olha fiquei mesmo com vontade de ir para a cozinha experimentar. A sorte é que não tenho pão branco duro, senão ia agora mesmo. Receita a experimentar. Adorei. E para mim pode uma de cada ;) para experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que imagem brutal.. dá vontadinha de ir já comer uma fatia! adorei este post

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!