Páginas

14 janeiro, 2012

Sharlotka de maçã


Desde que vi esta receita recentemente no Smitten Kitchen que fiquei com imensa vontade de a experimentar. Um doce típico da Rússia, difícil de definir, que fica algures entre um clafoutis e um bolo. É basicamente composto por maçã em pedacinhos, com uma massa sem gordura a dar-lhe suporte. Sem dúvida diferente, um doce não muito doce que pode ser servido como sobremesa ou ao lanche, acompanhado por um chá ou café. Por aqui foi aprovadíssimo! Vale a pena experimentar.




Sharlotka de maçã
Retirada daqui.

6 maçãs grandes*
3 ovos grandes
200 g de açúcar
1 c. chá de extrato de baunilha
125 g de farinha
1/3 colher de chá de bicarbonato de sódio
Canela em pó para polvilhar
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação

1.    Pré-aquecer o forno a 175 oC. Forrar o fundo duma forma de cheesecake com papel manteiga e untar o papel e os lados da forma com manteiga (pode usar uma forma normal, forrada com papel manteiga untado – deixe beiras do papel de fora para conseguir depois retirar de dentro da forma).

2.    Descascar, descaroçar e cortar as maçãs em pedaços médios (cortar as maçãs em metades e cada metade em 4 tiras. Cortar depois as tiras em fatias de 0.5 cm). Amontoar as maçãs na forma.

3.    Num recipiente grande, com a batedeira, bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura clara e cremosa. Adicionar a baunilha e bater. Envolver a farinha com uma colher, apenas até incorporar. A massa ficará bastante grossa.

4.    Verter esta massa sobre as maçãs na forma, usando uma colher ou espátula para espalhar a massa de modo a cobrir todas as maçãs expostas. Levar ao forno por 55 a 60 min, ou até que um palito saia seco.

5.    Arrefecer na forma por 10 min sobre uma grade. Virar noutra rede, retirar o papel vegetal e virar novamente para um prato de servir. Polvilhar levemente com canela em pó.

6.    Servir quente ou arrefecido, polvilhado com açúcar em pó.


* A receita original indica a utilização de maçãs tipo Granny Smith, mas eu usei uma combinação de maçãs golden e reineta. A doçura da sobremesa é muito dependente da doçura das maçãs, por isso escolham as maçãs de acordo com a doçura que pretendem ter no final.

Preferimos a sharlotka já fria, pois achamos que se sentem melhor os sabores. A inclusão de frutos secos, como nozes picadas, também deverá ficar uma delícia.

12 comentários:

  1. EU QUE APRECIO IMENSO SOBREMESAS COM MAÇA ACHEI A TUA SHARLOTKA LINDA E ACREDITO QUE UMA VERDADEIRA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Está perfeito.. adorei as camadinhas com a maça! boa receita! um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou escrever aqui porque não aparece a caixa de comentários... Desculpa Marmita☺
      Gostei imenso da receita, parece perfeita quando se começa a pensar numa dieta, mas só pensar (que é o meu caso!). As fotos estão muito bonitas ;)
      bjinhos

      Eliminar
    2. Que estranho não aparecer a caixa de comentários. A mim aparece-me. Se continuarem a notar esse problema, por favor avisem-me.
      Vera, é sem dúvida uma boa ideia para quando se pensa em dietas. :) Mas não só, é excelente num lanche ou mesmo pequeno-almoço sem dietas. :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Esta sobremesa deve ser muito saborosa e pouco doce, como pedem os tempos pós-festas. A experimentar, sem dúvida.
    beijinhos e bom fim de semana
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. perfeito para um domingo cinzento
    Vou fazer um chá :)

    ResponderEliminar
  5. A experimentar sem dúvida. Gosto de doces com maçã, e pouco doces e este sem gorduras só ganha pontos a seu favor. Deve ficar super húmido e delicioso, como se vê na foto. Atrevia-me a colocar a seu lado uma bolinha de gelado de baunilha :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ginja, hoje estava mesmo a pensar nisso, uma bolinha de gelado de baunilha ia ficar perfeita. :) E devo dizer que quanto mais tempo passa, mais saborosa fica esta sharlotka. Pena que já acabou. :) Beijinho

      Eliminar
  6. Olá, Rita. Belíssima, esta sugestão. Ou não fosse eu uma apaixonada por sobremesas com maçã. A fotografia está lindíssima. Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  7. Um bolo lindo e por certo delicioso Ritinha, adorei

    beijinhos e BOM DOMINGO!!

    ResponderEliminar
  8. Hummmm, vou testar... adoro doce não muito doce. Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  9. Vou levar comigo, tem um aspecto delicioso!! Vou ter de experimentar=) beijinho

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!