Páginas

04 março, 2012

Salsichas e colcannon


Não é fácil experimentar pratos típicos irlandeses aqui em Dublin – os imensos restaurantes, bares e cafés espalhados pela cidade servem maioritariamente fast-food ou pratos mais modernos que pouco caracterizam a cozinha típica irlandesa. Esta destaca ingredientes como a batata, o salmão (fresco e fumado) e as carnes de porco, frango e carneiro. Entre os pratos mais típicos incluem-se o famoso irish breakfast, o estufado irlandês, bacon com repolho, boxty (panqueca de batatas), coddle (espécie de estufado de salsichas, fiambre/bacon, batatas e cebolas) e colcannon. Este último é uma variação de puré que costuma ser servido a acompanhar salsichas frescas e que fica muito agradável graças ao alho francês e ao repolho que lhe dá textura.




Para 3 pessoas
Adaptada daqui.

6 salsichas frescas de porco, pequenas*
250 g de repolho
250 g de batata descascada e cortada em pedaços
1 alho francês (ou cebola) pequeno picado
¼ chávena de leite
Sal e pimenta q.b.
Noz moscada q.b. (não usei porque não tinha)
 

Preparação

1.   Para as salsichas: levar as salsichas a assar em forno pré-aquecido a 180 oC durante cerca de 20-30 minutos (o tempo irá variar com o tamanho das salsichas usadas). 

2.   Para o colcannon: desfazer o repolho em pedaços e levar ao lume num tacho com água a cobrir o fundo, deixando fervilhar durante cerca de 5-10 minutos. Escorrer bem e reservar. 

3.   Cozer as batatas em água com sal. 

4.   Noutro tachinho cozer o alho francês ou cebola no leite durante cerca de 10 minutos. 

5.   Desfazer as batatas em puré, adicionar o alho francês e leite, misturar e temperar com sal e pimenta. 

6.   Adicionar o repolho e, em lume brando, misturar tudo batendo com a colher de pau, até ficar uma mistura fofa e esverdeada.  

7.   Servir com um pouco de manteiga derretida no centro (não fiz isto porque me esqueci J ).

* As salsichas que usei foram-me oferecidas por uma senhora irlandesa muito simpática e querida que meteu conversa comigo numa paragem de autocarro aqui em Dublin. A senhora, já de alguma idade, perguntou-me o que eu ia fazer para o jantar nesse dia e, tendo eu respondido que ainda não sabia, ofereceu-me salsichas frescas e panquecas que tinha comprado para o seu jantar. De nada me serviu recusar e lá vim eu com 6 salsichas e 4 panquecas na mala para casa. J

Fica prometido que em breve publicarei algumas fotos de Dublin e de comidas (maioritariamente doces J) que por aqui tenho experimentado.

Mais uma vez queria pedir desculpa por andar tão ausente dos vossos blogs. Voltarei às minhas visitas diárias logo que tenha mais tempo livre.

7 comentários:

  1. Gostei mesmo mto do aspecto desta tua refeição :)... E já vi que as pessoas são amigáveis por aí...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A senhora fez isso? :o Fiquei muito admirada. Por aqui não é costume, mas já vi que por ai as pessoas são um bocadinho diferentes então :) Ficou com muito bom aspecto o teu prato *

    ResponderEliminar
  3. fiquei mesmo com vontade de fazer:))
    Adorei a história das salsichas.
    bjo

    ResponderEliminar
  4. Que engraçado essa senhora ter-te oferecido as salsichas (não sei porquê tinha ideia que seriam um pouco mais reservados e frios que nós) mas ainda bem! Deu para fazeres esta refeição tão aconchegante, longe de casa. Adorei esse puré, com as couves e o alho francês, que dão uma textura completamente diferente.
    Aguardo então as fotos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente há tantas terras que perderam a sua comida e deram lugar as cadeias de fastfood que tanto mal fazem à carteira e à saude. Gostei da tua partilha. um beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita,
    Fico contente de saber que as coisas estão a correr bem por aí e que já começo a aprender algumas coisinhas da culinária irlandesa :)) Esta sugestão tem óptimo aspecto e gostei muito do colcannon, um dia vou experimentar :)

    Conheci um casal de irlandeses, também de uma certa idade, num hotel onde trabalhei. Eram tão simpáticos e afáveis que acabei por criar uma amizade com eles. Trocamos moradas e durante uns anos trocámos cartas e postais...entretanto perdeu-se o contacto, com muita pena minha, eram pessoas maravilhosas. Espero que continues a encontrar pessoas como essa senhora que te ofereceu esta prenda deliciosa :)

    Um beijinho e tudo a correr bem por aí! ;)Aguardo as fotos.

    ResponderEliminar

Um comentário é um sorriso no meu dia. :-) Obrigada pela visita!